Vegan vs. Vegetarianismo: Qual é a diferença? - PLANTZ | Comida Plant-Based | Refeições prontas ultracongeladas

Vegan vs. Vegetarianismo: Qual é a diferença?


Há muitas opções diferentes a escolher quando se trata de dietas. Pode tornar-se vegetariano ( alimentação à base de vegetais), vegan ou pode fazer uma dieta normal. Então, qual é a diferença entre vegan e vegetarianismo? E qual é a melhor para si?

Este post no blog vai explorar as diferenças entre estas duas dietas e ajudá-lo a decidir qual delas é a mais adequada para si!

O que é uma dieta vegan?

Uma dieta vegana exclui a utilização de todos os produtos animais, incluindo carne, lacticínios, ovos e outros subprodutos. Este tipo de dieta pode ser rastreado até à Grécia antiga, onde foi adoptado por pensadores proeminentes como Platão e Sócrates. Nos tempos modernos, muitas pessoas estão a optar por adoptar uma dieta vegana por razões éticas, ambientais ou de saúde.

Alguns veganos evitam produtos animais devido a preocupações sobre a forma como são produzidos ou sobre os danos que podem causar aos animais e ao ambiente. Outros acreditam que as suas escolhas alimentares podem ter um impacto positivo na sua saúde e bem-estar.

Quaisquer que sejam as suas razões para escolher uma dieta vegana, é crucial compreender o que este estilo de vida implica e como pode fazer a transição com sucesso. Com preparação e planeamento, pode facilmente criar refeições deliciosas e satisfatórias sem comer quaisquer produtos animais!

O que é uma dieta vegetariana?

As dietas à base de vegetais tornaram-se cada vez mais populares ao longo da última década, com cada vez mais pessoas a optarem por eliminar produtos animais da sua dieta e a passar para uma vida com mais alimentos vegetais. As dietas veganas eliminam todos os produtos animais, enquanto que as dietas vegetarianas não eliminam necessariamente os produtos animais, mas enfatizam o consumo de plantas como frutos, vegetais, nozes, sementes e cereais integrais.

Muitos dos benefícios de saúde atribuídos a tais alimentos incluem menor risco de doenças cardiovasculares, menor peso corporal, inflamação reduzida e um risco reduzido de certos tipos de cancro.

Além disso, muitas pessoas optam por incorporar dietas à base de vegetais no seu estilo de vida por razões ambientais, uma vez que estas dietas requerem menos terra e água do que as dietas típicas de carne e de lacticínios. Independentemente da sua razão, o vegetarianismo pode ser uma excelente escolha para melhorar a sua saúde geral e reduzir a sua pegada de carbono.

Relacionado: Tornar-se Vegetariano

Principais diferenças

À medida que o debate continua sobre qual a dieta é melhor para a nossa saúde e para o ambiente, é essencial compreender a diferença crítica entre as dietas vegetais e vegetarianas. Uma dieta baseada em plantas consiste predominantemente em plantas; a maioria das pessoas usa o termo para se referir a uma dieta 100% vegetal, mas algumas pessoas incluem pequenas quantidades de produtos animais. Uma dieta vegana elimina todos os produtos de origem animal.

Donald Watson usou o termo "vegan" em 1944 para descrever alguém que se abstém totalmente de todos os produtos animais por razões éticas. Seguiu-se que uma "dieta vegana" eliminava todo o tipo de alimentos de origem animal, 100% do tempo. Com o tempo, cada vez mais pessoas começaram a adoptar a forma vegana de comer por razões éticas, ambientais, ou de saúde. Enquanto uma dieta baseada em vegetais é mais flexível, uma dieta vegana é um método alimentar mais rigoroso que elimina todos os produtos de origem animal.

Vegan vs. Vegetarianismo

Vantagens e Inconvenientes da Dieta Vegan

Há muitas vantagens em seguir uma dieta vegan. Um dos principais benefícios é que pode melhorar a sua saúde em geral. Por exemplo, uma dieta vegana demonstrou reduzir os níveis de colesterol e ajudar a manter um peso saudável. Além disso, esta dieta é tipicamente rica em fibras e antioxidantes, impulsionando o seu sistema imunitário e protegendo o seu corpo contra doenças.

No entanto, há também alguns inconvenientes em seguir uma dieta vegan. Uma das maiores preocupações é que obter proteínas suficientes apenas de fontes baseadas em plantas pode ser um desafio. Aliás, as dietas veganas podem por vezes carecer de nutrientes essenciais tais como ferro, cálcio e vitamina B12. Por conseguinte, é fundamental planear cuidadosamente as suas refeições e lanches para garantir que obtém todos os nutrientes de que necessita.

Se estiver a considerar fazer a mudança para uma dieta vegan, muitos recursos estão disponíveis para o ajudar a começar. Existem livros de receitas, receitas online, e até serviços de entrega de refeições veganas que podem tornar a transição fácil e deliciosa! Quer o faça pela sua saúde, pelo ambiente, ou pelos animais, uma dieta vegana é uma óptima escolha. Basta fazer a sua pesquisa e planear para garantir que está a receber todos os nutrientes de que necessita.

Vantagens e inconvenientes da Dieta Vegetariana

Estas dietas são, normalmente, muito exigentes em fibras, o que pode ajudar a regular a digestão e a prevenir a obstipação. As fibras são também benéficas para a saúde do coração, pois ajudam a reduzir os níveis de colesterol e a manter as artérias desobstruídas. Além disso, as dietas vegetarianas são frequentemente compostas por vitaminas e minerais que são essenciais.

Os inconvenientes são que uma dieta baseada em vegetais pode por vezes ser pobre em proteínas, especialmente se não comer tofu, leguminosas e outros alimentos vegetais ricos em proteínas, com frequência. Isto pode dificultar a manutenção da massa muscular, especialmente, se fizer exercício regularmente.

Algumas pessoas descobrem que sentem falta do sabor da carne e dos lacticínios quando mudam para uma dieta à base de vegetais. Embora existam muitos alimentos deliciosos à base de plantas, pode demorar algum tempo a habituar-se aos novos sabores.

Se está a pensar em tornar-se vegetariano, faça a sua pesquisa e fale primeiro com o seu médico. Desta forma, pode ter a certeza de que está a receber todos os nutrientes de que necessita para se manter saudável e feliz.

Outros tipos de dietas especiais e os seus benefícios para a saúde


1. Dieta Pescetariana

Uma dieta pescetariana evita carne, lacticínios e ovos, mas inclui peixe. Para algumas pessoas, a dieta pescetariana oferece o melhor de dois mundos: os benefícios para a saúde de uma dieta baseada em vegetais com os benefícios potenciais acrescidos de comer peixe. O peixe é uma excelente fonte de proteínas e ácidos gordos ómega 3, que demonstraram reduzir o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Além disso, o peixe tem baixo teor em gordura saturada e alto em gorduras insaturadas saudáveis. Os pescetarianos, também, beneficiam da possibilidade de escolher entre uma grande variedade de peixes, incluindo opções de água doce e salgada. Quer esteja à procura de benefícios para a saúde ou aprecie o sabor do peixe, uma alimentação pescetariana pode ser adequada para si.


2. Dieta Flexitariana

A dieta flexitariana é um tipo de semi-vegetarianismo que se tornou popular. Como o nome sugere, os flexitarianos são pessoas que comem uma dieta essencialmente vegetariana, mas que ocasionalmente incluem carne ou peixe. Os proponentes da dieta alegam muitos benefícios, incluindo a diminuição do peso corporal, melhoria da saúde metabólica e redução do risco de diabetes. Além disso, uma dieta flexitariana pode ajudar as pessoas a alcançar os consumos recomendados de nutrientes críticos.

Por exemplo, as Dietary Guidelines for Americans recomendam que os adultos consumam cerca de, aproximadamente, 85 gramas de grãos por dia. No entanto, muitas pessoas lutam para atingir este objectivo. Os flexitarianos acham, frequentemente, mais fácil satisfazer a sua ingestão de cereais integrais porque comem regularmente massas, arroz e outros pratos à base de cereais. Como resultado, a dieta flexitariana pode, efectivamente, melhorar a qualidade da dieta e promover a saúde em geral.

Reflexões finais

Em geral, os vegetarianos têm mais probabilidades de seguir uma dieta alimentar mais completa do que os vegan, devido ao facto de a alimentação vegan eliminar por completo alimentos de origem animal. Então, o que é certo para si? Se procura cortar todos os produtos animais da sua vida, torne-se vegan! Se quer facilitar um estilo de vida baseado em vegetais, comece com o vegetarianismo. Pronto para fazer a mudança? Clique aqui para ver as nossas refeições prontas.

O que pensa? Já experimentou alguma destas dietas? Qual foi a sua experiência? Diga-nos nos comentários abaixo!

Perguntas Mais Frequentes

O que é açúcar refinado?

O açúcar refinado tornou-se uma parte omnipresente das dietas modernas, desde snacks processados a bebidas açucaradas. Este tipo de açúcar é produzido através de um processo conhecido como refinamento, durante o qual a sacarose que ocorre naturalmente em certas plantas, tais como cana, beterraba sacarina e milho, é isolada e convertida em grânulos. Para além de ser utilizado como adoçante adicionado em muitos alimentos, o açúcar refinado também pode ser encontrado sob diferentes nomes nos rótulos dos alimentos, tais como sacarose ou glucose.

Contudo, apesar da sua utilização e popularidade generalizada, existem razões importantes para evitar o consumo de açúcar refinado. Este tipo de açúcar carece dos nutrientes e minerais que estão naturalmente presentes em frutas e vegetais. Além disso, não contém fibras alimentares e, portanto, é essencialmente desprovido de qualquer valor nutricional benéfico. Além disso, a ingestão excessiva de açúcar refinado tem sido associada a vários efeitos adversos para a saúde como a obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

O que são alimentos vegetais processados?

Os alimentos vegetais processados são produtos que foram alterados ou refinados para melhorar o seu valor nutricional ou sabor. Estes alimentos podem ser criados através de várias técnicas, tais como congelação, secagem e fermentação. Alguns dos alimentos vegetais processados mais comuns incluem frutos, nozes, sementes, leguminosas, grãos e especiarias.



Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.