alimentação saudável

Um Guia para uma Alimentação Saudável

Se está a começar a sua viagem para um estilo de vida mais saudável, pode estar a perguntar-se como comer de forma saudável. Pode parecer uma tarefa assustadora, mas não é tão difícil como parece. 

Uma alimentação saudável é importante para todos! Pode ajudá-lo a manter um peso saudável, a ter mais energia e a evitar doenças. Mas o que é exactamente uma alimentação saudável? E como pode ter a certeza de que está a ingerir os nutrientes certos na sua dieta? Neste guia, responderemos a estas perguntas e dar-lhe-emos 5 dicas simples para comer uma dieta equilibrada

O que se entende por alimentação saudável?

Comer com saúde é algo que a maioria das pessoas aspira fazer, seja para melhorar a saúde e o bem-estar em geral ou para atingir um objectivo específico de peso ou de aptidão física - no seu cerne, ser saudável significa seguir uma dieta equilibrada e nutritiva, que inclui a escolha de alimentos que forneçam nutrientes vitais como proteínas, hidratos de carbono, vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes.

Mas, uma alimentação saudável é mais do que, simplesmente, o que se come. Quer queira perder ou ganhar peso (ou gerir o seu peso actual), é essencial compreender o número de calorias de que necessita todos os dias para optimizar o seu corpo. Além disso, dependendo do tipo de actividade que faz, a sua ingestão calórica diária pode variar de alguém que é sedentário em comparação com um atleta que passa horas todos os dias a fazer exercício.

Outras considerações importantes quando se come com saúde incluem prestar atenção ao tamanho das porções na hora das refeições e assegurar que os alimentos que se escolhe são saudáveis e, minimamente, processados. Ao atingir este delicado equilíbrio entre a satisfação das necessidades nutricionais e a consideração de outros factores, como o gasto calórico e as preferências pessoais, é mais fácil do que nunca desfrutar de uma dieta saudável e de grande sabor!

Relacionado: Dieta Equilibrada

Porque é importante uma alimentação saudável?

Uma dieta saudável é essencial por muitas razões. Pode ajudá-lo a manter um peso saudável, ter energia suficiente e melhorar o sistema imunitário. Comer uma variedade de alimentos saudáveis permite-lhe obter os nutrientes de que necessita, enquanto limita as gorduras insalubres, o sal e o açúcar. Quando faz uma dieta saudável, o seu corpo beneficia de fibras, vitaminas, minerais e outros compostos benéficos.

Estes nutrientes essenciais permitem que o seu corpo funcione correctamente tanto física como mentalmente. Comer uma dieta saudável também pode ajudar a prevenir o aumento de peso, fadiga e outros problemas de saúde. Em suma, fazer escolhas alimentares saudáveis é uma das melhores coisas que pode fazer pelo seu organismo e bem-estar em geral.

Top 7 Benefícios de Comer Saudável para a Saúde

alimentação saudável

Há inúmeros benefícios em comer uma dieta saudável. Alguns dos principais benefícios incluem:

1. Perda ou gestão do peso

Todos sabemos que uma alimentação saudável é um componente vital da perda de peso ou da gestão do peso. Quais são as diferentes formas que uma alimentação saudável que poderão ajudar na perda de peso ou na gestão do peso? Comer alimentos saudáveis ajuda a impulsionar o metabolismo.

Os alimentos ricos em proteínas e gorduras demoram mais tempo a serem digeridos, o que significa que o seu corpo tem de se esforçar mais. Em contraste, frutas e vegetais, que são ricos em fibras, podem passar pelo nosso sistema no espaço de um dia. Estes alimentos ricos em fibras ajudam o nosso sistema digestivo a trabalhar de forma mais eficiente em geral.

Finalmente, a alimentação saudável pode ajudar a reduzir a inflamação em todo o corpo. A inflamação tem estado ligada à obesidade, pelo que uma alimentação saudável pode indirectamente levar à perda de peso através da redução da inflamação.

2. Aumento dos níveis de energia

Como adultos ocupados, encontramo-nos muitas vezes sem tempo ou paciência para nos concentrarmos numa boa dieta. Estamos a fazer malabarismos entre trabalho, família, e obrigações sociais. Uma forma de aumentar os nossos níveis de energia é concentrarmo-nos em comer alimentos saudáveis. Quando alimentamos o nosso corpo com alimentos nutritivos, damos a nós próprios a energia de que precisamos. Além disso, fazer escolhas saudáveis proporciona-nos a vitalidade de que precisamos para nos mantermos activos e empenhados nas nossas vidas. 

3. Tensão arterial e níveis de colesterol mais baixos

Tem-se demonstrado que comer com saúde diminui a pressão arterial e os níveis de colesterol. Isto porque os alimentos pouco saudáveis tendem a ser ricos em gorduras saturadas e gorduras trans, que podem levar a doenças cardiovasculares. Além disso, os alimentos pouco saudáveis são frequentemente ricos em açúcar e sal, contribuindo para uma pressão sanguínea elevada.

Pelo contrário, comer uma dieta saudável rica em frutas, vegetais e cereais integrais pode ajudar a reduzir o risco destas doenças. Além disso, melhorar a sua dieta pode ajudar a baixar os níveis de colesterol e a pressão sanguínea. Isto porque os alimentos saudáveis são tipicamente baixos em gorduras nocivas e são, também, uma boa fonte de fibras.

A fibra ajuda a gerir o colesterol, baixando os níveis de colesterol LDL (mau) e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Estas vão, também, manter os níveis de açúcar no sangue sob controlo, o que pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2.


4. Menor risco de doenças cardiovasculares, AVCs e outras doenças crónicas

Uma dieta saudável tem muitos benefícios, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas, AVC, e outras doenças crónicas. As doenças cardiovasculares e AVCs são das principais causas de morte na atualidade. Comer uma dieta saudável pode ajudar a reduzir o risco destas e de outras doenças crónicas. As frutas, os vegetais, os cereais integrais, os produtos lácteos com baixo teor de gordura, os alimentos com proteínas magras, os feijões e os frutos secos (oleaginosos) são um conjunto de alimentos importantes para atingir o objetivo de prevenir certas doenças. Também é significante uma alimentação de baixo teor em gordura saturada, gordura trans, sódio e açúcares adicionados. 

Comer uma dieta saudável pode também ajudar a manter um peso saudável, outro factor importante na redução do risco de doenças crónicas. A manutenção de um peso saudável pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíovasculares, AVC, diabetes tipo 2 e alguns tipos de cancro. Assim, uma alimentação saudável reduz o risco de doenças crónicas e ajuda-o a manter um peso saudável. Comer de forma saudável é parte integrante de viver um estilo de vida saudável e reduzir o risco de doenças crónicas.

5. Melhoria da saúde mental e bem-estar

Comer saudável é bom para a nossa saúde física; pode também ter um impacto positivo no nosso bem-estar mental. A investigação demonstrou que compostos químicos em certos alimentos, tais como ácidos gordos ómega 3 e fitoquímicos antioxidantes, podem beneficiar a função cerebral e o desempenho cognitivo. Estes fitoquímicos podem ajudar a aumentar os níveis de neurotransmissores, que são essenciais para promover sentimentos de felicidade, reduzir os níveis de stress, e manter a estabilidade do humor.

Além disso, ao consumirmos uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, podemos evitar deficiências que podem levar à fadiga, ansiedade, depressão, e outras questões que afectam a nossa saúde mental. Portanto, comer alimentos saudáveis como frutas e vegetais, cereais integrais e proteínas magras pode melhorar o nosso bem-estar e a nossa qualidade de vida em geral.

6. Músculos melhorados e saúde óssea

Para permanecer saudável, comer uma dieta bem equilibrada é essencial para manter o nosso corpo a funcionar no seu melhor. Mas sabia que comer uma dieta nutritiva também pode ajudar a aumentar a sua saúde óssea e muscular? Vários nutrientes vitais são necessários para ossos e músculos fortes, incluindo cálcio, proteínas, magnésio, vitamina C e D.

Ao consumir muitos destes nutrientes vitais através de frutas, vegetais, fontes de proteína magras (peixe, tofu, soja, leguminosas),, frutos oleaginosos ) e outros alimentos saudáveis, pode fornecer ao seu corpo os blocos de construção necessários para fortalecer os seus ossos e músculos.

O exercício regular também ajudará a apoiar a saúde óssea e muscular, aumentando o fluxo sanguíneo para as áreas afectadas. Assim, quer pretenda manter-se forte à medida que envelhece ou queira assegurar-se de que tem a energia para tirar o máximo partido dos seus treinos, uma dieta saudável é o caminho a seguir.


7. Melhoria da digestão e da saúde intestinal

Os intestinos são o lar de uma comunidade diversificada de microorganismos que desempenham um papel crucial na nossa saúde. Estes ajudam a decompor os alimentos, ajudam na absorção dos nutrientes e suportam o sistema imunitário. Quando o microbioma intestinal está desequilibrado, pode levar a problemas digestivos, baixos níveis de energia e a alterações de humor. Comer uma dieta saudável é uma das melhores formas de manter a flora intestinal equilibrada.

Alimentos ricos em fibras como frutas, vegetais e cereais integrais ajudam a alimentar as boas bactérias no intestino, enquanto os alimentos ultraprocessados e a gordura saturadapodem promover o crescimento de bactérias nocivas. Além disso, alimentos fermentados, como iogurte, tempeh, chucrute e kombucha, podem ajudar a repor as bactérias boas no intestino. Ao ter uma dieta saudável, pode melhorar a sua digestão e saúde intestinal.

Fazer a mudança para uma alimentação saudável pode parecer assustador, mas vale a pena! Estes são apenas alguns dos muitos benefícios que irá experimentar quando começar a comer de forma saudável.

5 Formas simples de comer refeições saudáveis

Se procura melhorar a sua dieta e hábitos alimentares, aqui estão cinco formas simples de começar:

1. Coma uma variedade de alimentos

Comer uma variedade de grupos alimentares é essencial para manter uma boa saúde. Os nossos corpos são incrivelmente complexos, e nenhum alimento contém por si só todos os nutrientes de que necessitamos para funcionar de forma óptima. Para garantir que os nossos corpos obtêm toda a nutrição de que necessitam, temos de comer uma vasta gama de alimentos como frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas, frutos oleaginosos e outros alimentos saudáveis e densos em nutrientes. Podemos utilizar várias estratégias para garantir que as nossas dietas sejam equilibradas e ricas em nutrientes.

Por exemplo, podemos escolher alimentos integrais como trigo, arroz, milho, e batata doce para fornecer uma fonte saudável de hidratos de carbono. A inclusão de muitos dos alimentos mais saudáveis na nossa dieta ajudar-nos-á a obter todas as vitaminas, minerais, antioxidantes, e outros compostos vegetais benéficos que o nosso organismo necessita.

Finalmente, a incorporação de produtos animais ricos em proteínas e vitaminas como soja, tofu, leguminosas, ovos, peixe e lacticínios magros nas nossas refeições pode ajudar a garantir que consumimos quantidades adequadas de aminoácidos e outros nutrientes vitais necessários para uma saúde óptima.

Comer uma dieta bem equilibrada requer fazer escolhas inteligentes sobre o que colocamos no nosso corpo.

2. Planeie as suas refeições

Uma das formas mais simples de conseguirmos obter uma alimentação equilibrada é planear as suas refeições. Isto pode ajudá-lo a ter a certeza de que está a receber todos os nutrientes de que necessita, e também pode ajudá-lo a poupar dinheiro e tempo.

Quando se sabe o que se vai comer antes do tempo, é menos provável que se tomem decisões pouco saudáveis e impulsivas sobre a alimentação. Também é mais provável que se mantenha a dieta se tiver todos os ingredientes à mão de que necessita para fazer refeições saudáveis.

O planeamento também pode ajudá-lo a evitar o desperdício de alimentos. Através do planeamento de refeições e apenas comprando o que precisa, pode ajudar a reduzir o desperdício alimentar e ajudar a poupar dinheiro.

Experimente cozinhar em lote ou preparar refeições com antecedência para ter comida saudável pronta para comer quando estiver com fome. Isto pode ser uma poupança de tempo significativa em dias de semana atarefados. Vários recursos estão disponíveis para o ajudar no planeamento de refeições, incluindo aplicações, livros de cozinha e receitas online.

O planeamento das refeições não tem de ser complicado. A simples demora de alguns minutos por semana para pensar no que vai comer pode fazer uma grande diferença na sua saúde geral.

3. Limitar os alimentos ultraprocessados 

É crucial, também, limitar os alimentos ultraprocessados . Os alimentos ultraprocessados são frequentemente ricos em gorduras e sal. Também podem ser pobres em nutrientes como proteína, fibras, vitaminas e minerais.

Muitos alimentos ultraprocessados contêm aditivos e químicos que podem ser nocivos para a nossa saúde. Por exemplo, o açúcar é outro ingrediente frequentemente adicionado aos alimentos processados. É importante estar ciente do teor de açúcar nos nossos alimentos porque demasiado açúcar pode levar ao aumento de peso e a outros problemas de saúde. 

Escolher alimentos in natura não processados como frutas, vegetais, grãos e fontes de proteínas magras. Estes alimentos são mais nutritivos e são muitas vezes mais acessíveis e mais fáceis de preparar.

4. Coma mais refeições em casa

Outra excelente forma de nos mantermos saudáveis é cozinhar mais refeições em casa. As refeições feitas em casa são tipicamente mais baixas em calorias, gorduras e sódio do que as refeições em restaurantes. Também podem ser mais nutritivas se estiver a usar ingredientes frescos.

Cozinhar em casa dá-lhe mais controlo sobre a sua comida e é benéfico se estiver a tentar evitar alimentos processados, comer vegetais e observar a sua ingestão de sal. Se não tiver muito tempo para cozinhar, várias receitas simples e saudáveis podem ser feitas em menos de 30 minutos. Além disso, muitos serviços de entrega de refeições podem fornecer-lhe refeições saudáveis e deliciosas pré-fabricadas ou prontas a cozer.

5. Coma com cuidado

A alimentação consciente é uma prática que pode ajudá-lo a tornar-se mais atento às suas escolhas alimentares e à forma como come. Implica estar presente no momento e prestar atenção aos seus pensamentos, sentimentos e sensações relacionadas com a alimentação.

É mais provável que faça escolhas mais saudáveis quando come com cuidado, porque está sincronizado com as necessidades do seu organismo. 

Há uma série de maneiras de praticar uma alimentação consciente, incluindo

  • Comer sem distracções como a televisão ou o seu telefone
  • Abrandar e saborear cada dentada
  • Prestar atenção aos seus sinais de fome e de plenitude
  • Comer apenas quando se tem fome
  • Escolher os alimentos de que gosta
  • Estar atento às necessidades do seu corpo

Esta alimentação pode ser uma ferramenta útil para gerir o peso, melhorar a sua relação com os alimentos e reduzir o stress. Se estiver interessado em experimentá-lo, há uma série de recursos disponíveis para o ajudar a começar.

Portanto, estas são apenas algumas formas simples de começar a comer de forma mais saudável. Ao fazer pequenas mudanças na sua dieta, pode fazer uma grande diferença na sua saúde em geral e prevenir doenças. Tente incorporar uma ou duas destas dicas na sua rotina e veja como corre!

Relacionado: Como é que a alimentação à base de plantas ajuda o ambiente?

Reflexões finais

Comer com saúde não tem de ser complicado ou caro. Na verdade, seguir estas cinco dicas simples pode ajudá-lo a fazer escolhas mais saudáveis sem fazer demasiadas alterações à sua rotina actual. E os benefícios valem a pena!

Desde sentir-se melhor física e mentalmente até proteger o seu corpo, há muitas razões para fazer alguns pequenos ajustes na sua alimentação e começar a desfrutar da versão mais saudável.

O que irá mudar hoje? Diga-nos na secção de comentários!

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.