Como é que a alimentação à base de plantas ajuda o ambiente? - PLANTZ | Comida Plant-Based | Refeições prontas ultracongeladas

Como é que a alimentação à base de plantas ajuda o ambiente?

Muitas pessoas estão curiosas sobre os benefícios da alimentação à base de plantas. No entanto, algumas pessoas podem hesitar em experimentá-la porque pensam que não vai saber bem ou que será demasiado difícil de manter

Neste post do blog, vamos explorar como a alimentação à base de plantas ajuda o ambiente e porque é que cada vez mais pessoas estão a fazer a mudança!

Relacionado: Dieta Equilibrada

O que é uma dieta baseada em plantas?

Uma dieta baseada em plantas centra-se em alimentos derivados de plantas, tais como vegetais, frutas, frutos secos, sementes e grãos integrais. Este tipo de dieta exclui normalmente produtos animais como carne, ovos, ou lacticínios, embora algumas pessoas incluam pequenas quantidades de produtos animais nas suas dietas.

Os defensores da alimentação à base de plantas argumentam que esta abordagem promove uma saúde óptima ao fornecer nutrientes críticos ao mesmo tempo que reduz o risco de doenças crónicas causadas pelo consumo em excesso de gorduras animais e outros ingredientes insalubres.

Além disso, as pessoas que seguem alimentos à base de plantas tipicamente desfrutam de custos globais de alimentação mais baixos, tornando esta forma de comer uma opção acessível para aqueles que procuram manter um estilo de vida saudável com um orçamento. Seja por razões éticas ou de saúde, muitas pessoas optam hoje por adoptar uma dieta baseada em plantas como parte dos seus esforços contínuos para viverem uma vida mais saudável e sustentável.

Relacionado: Vegan vs. Vegetarianismo

História de uma dieta baseada em plantas

A Índia tem sido reconhecida como um campeão da alimentação e da vida vegetal ao longo da história. Muitos estudiosos atribuíram isto às raízes da antiga religião do jainismo, que surgiu na Índia por volta de 500 a.C. Esta fé encorajou os seguidores a procurarem a libertação através da não-violência para com todos os seres vivos, promovendo uma forma de vida holística que estivesse em sintonia com a natureza.

Além disso, muitas das primeiras escrituras e textos religiosos na Índia sublinharam a importância de consumir uma dieta predominantemente baseada em plantas, ligando mente e corpo para promover o bem-estar físico e mental.

Apesar das mudanças de atitudes e práticas, muitos na Índia continuam a abraçar a alimentação baseada em plantas como parte integrante da sua cultura e um modo de vida que carrega os valores de compaixão e harmonia defendidos pelos seus antepassados. Quer incorporando alimentos veganos em pratos tradicionais, quer simplesmente consumindo mais frequentemente alimentos mais leves, milhões continuam empenhados em viver de forma sustentável, enfatizando a prevenção de danos aos animais ou ao ambiente através das suas escolhas alimentares.

Pode dizer-se sem dúvida que a Índia ocupará para sempre um lugar especial na história culinária e cultural como pioneira do vegetarianismo e campeã das dietas à base de plantas.

alimentação à base de plantas

5 benefícios ambientais do veganismo

Agora que compreendemos o que é o veganismo, vamos explorar algumas das muitas formas que esta forma de comer pode beneficiar o ambiente.

1. Parar as emissões da pecuária

Embora nos concentremos frequentemente nas emissões de carbono nas conversações sobre as alterações climáticas, o metano é outro dos gases globais com efeito de estufa que desempenham um papel crucial na condução do aquecimento global. O metano é 80 vezes mais potente do que o CO2 na captação de calor na atmosfera e é actualmente responsável por até 30% do aquecimento global desde o período pré-industrial.

A maioria das emissões de metano causadas pelo homem são produzidas pela agricultura animal, com cerca de 32% provenientes da digestão do gado e dos resíduos.

Tendo em conta este facto, é evidente que o combate às emissões de gado será crítico se esperamos alcançar o nosso objectivo de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius ou menos. Por conseguinte, devemos implementar políticas que encorajem os agricultores a adoptar práticas que reduzam as emissões de metano sem causar danos significativos aos animais ou outros processos agrícolas.

Medidas como a introdução de aditivos alimentares que inibem a produção de metano enquanto mantêm os animais saudáveis poderiam desempenhar um papel essencial na redução das emissões agrícolas e ajudar-nos a refrear os efeitos das alterações climáticas. Mas em última análise, só através de uma combinação de mudanças políticas e inovações tecnológicas poderemos esperar combater eficazmente as emissões pecuárias e salvaguardar o nosso planeta para as gerações futuras.

2. Remoção de óxido nitroso

Como todos aqueles que têm estado atentos à questão das alterações climáticas sabem, os gases com efeito de estufa são um problema significativo. Um dos mais potentes destes gases é o óxido nitroso, que é responsável por 6% das emissões causadas pelo homem. O óxido nitroso permanece na atmosfera durante 100 anos antes de poder ser decomposto, e é 300 vezes mais potente a impulsionar o efeito de estufa do que as emissões de dióxido de carbono.

As explorações fabris são uma das fontes significativas de emissões de óxido nitroso, uma vez que os resíduos animais são um enorme contribuinte para o problema. Felizmente, algumas coisas podem ser feitas para reduzir as emissões de óxido nitroso provenientes da agricultura. Uma solução promissora é a cobertura de culturas, que são plantas cultivadas entre ciclos culturais regulares.

As culturas de cobertura ajudam a melhorar a saúde do solo e a aumentar a retenção de azoto no solo, o que pode reduzir as emissões de óxido nitroso. Outra solução é a gestão de estrume, que envolve a utilização de resíduos animais como fertilizante em vez de os deixar decompor-se ao ar livre. A gestão do estrume também pode ajudar a reduzir as emissões de metano provenientes da agricultura, tornando-a uma solução vantajosa para todos.

Embora não haja uma solução fácil para as alterações climáticas, a redução do óxido nitroso ou das emissões de gases com efeito de estufa é necessária para a direcção certa.

3. Poupa água

É bem conhecido que a água é um recurso precioso e todos os dias fazemos escolhas que contribuem para a sua conservação ou esgotamento. Algumas das decisões mais impactantes são as relacionadas com as nossas dietas, uma vez que diferentes tipos de alimentos consomem quantidades variáveis de água para produzir. Por exemplo, são necessários aproximadamente 1.800 galões de água para produzir apenas um quilo de carne de vaca, enquanto os chuveiros utilizam apenas 20 galões por 8 minutos. Assim, em vez disso, 90 duches rápidos consumiriam a mesma quantidade de água que um quilo de carne.

Isto não é tudo; o consumo mundial de carne e produtos animais é responsável por um espantoso 27% de utilização global de água. Mudar para uma dieta vegetariana pode reduzir o seu consumo em 35%, enquanto que uma dieta vegan completa pode reduzir o seu consumo em 60%. Portanto, se procura formas de poupar este recurso vital de uma forma significativa e sustentável, considere fazer algumas mudanças no que come! Quer se vá sem carne ou cortar nos produtos animais em geral, pequenos passos como estes podem ir muito longe na protecção do precioso abastecimento de água do nosso planeta.


4. Protecção de Habitats e Espécies

A agricultura animal é o factor que contribui mais significativamente para a extinção e perda do habitat. Em todo o mundo, cerca de 3,1 mil milhões de hectares são utilizados para a produção de carne e lacticínios. Isto significa que uma vasta desflorestação e desertificação, que ocorre quando o pastoreio do gado arruína a vegetação nativa e aumenta a erosão do solo, ocorre para tornar esta terra disponível.

Isto contribui para a extinção de animais como os pandas vermelhos e as preguiças, mas as árvores e plantas que outrora existiam já não estão presentes para ajudar a regular os climas globais ou fornecer lares e comida a outras criaturas. Como resultado, a perda de habitats devido à agricultura animal não é apenas uma questão ambiental mas também uma questão social. Por conseguinte, para proteger o nosso planeta e os seus habitantes, temos de reduzir a nossa dependência da agricultura animal.

5. Protege a floresta tropical e as terras

A floresta tropical amazónica é vital para a saúde do nosso planeta. Fornece um habitat crítico para inúmeras espécies vegetais e animais, mas também ajuda a regular o clima global. Infelizmente, a indústria da carne contribui significativamente para a desflorestação na Amazónia, e isto está a ter consequências devastadoras tanto para o ambiente como para a população local.

A agricultura animal requer grandes extensões de terra, e como resultado, vastas extensões de terra florestal estão a ser desbravadas para dar lugar à criação de gado e a culturas para alimentação animal. Este processo, conhecido como desflorestação, liberta carbono armazenado das florestas para a atmosfera, exacerbando ainda mais a nossa crise climática.

A perda de árvores também reduz a quantidade de precipitação na região, colocando ainda mais pressão sobre um ecossistema já frágil. Além disso, os povos indígenas que tradicionalmente dependem da floresta para a sua subsistência estão a ser forçados a abandonar as suas terras devido à desflorestação. Portanto, é evidente que precisamos urgentemente de encontrar formas de proteger a floresta tropical amazónica. Caso contrário, arriscamo-nos a perder um dos nossos recursos naturais mais preciosos.

Conclusão

Se está à procura de formas de fazer a diferença para o ambiente, comece com a sua dieta. Confira a nossa selecção de deliciosas refeições prontas, 100% à base de plantas e mude para uma forma mais saudável e sustentável de comer. 

Tem alguma dica para viver um estilo de vida mais sustentável? Por favor, partilhe-as nos comentários abaixo!

Perguntas Mais Frequentes

O que é uma dieta Vegan OU Veganismo?

Uma dieta vegana engloba mais do que apenas uma lista de alimentos que não se pode comer; é uma escolha de estilo de vida com motivações éticas, ambientais, e relacionadas com a saúde. Para alguns, o veganismo é impulsionado pela crença de que todos os seres sensíveis merecem viver livres de exploração e crueldade; para outros, é uma forma de reduzir o seu impacto no ambiente ou melhorar a sua saúde pessoal. Seja qual for a razão, os veganos esforçam-se por evitar todos os produtos animais, incluindo carne, lacticínios, ovos e mel, e produtos que contenham ingredientes derivados de animais, tais como gelatina e coalho.

Isto pode fazer seguir uma dieta vegana por vezes desafiante, mas muitos alimentos deliciosos à base de plantas para desfrutar e um número crescente de produtos amigos dos veganos estão disponíveis. Com um pouco de esforço, qualquer pessoa pode fazer a transição para um estilo de vida vegano.

O que é uma pegada de carbono?

Uma pegada de carbono é uma medida do impacto que os nossos estilos de vida têm no ambiente. Considera tanto as emissões directas como indirectas de gases com efeito de estufa, tais como as causadas pelo consumo de energia, transporte e produção de resíduos.

Estas emissões podem contribuir para o aquecimento global e as alterações climáticas, e compreender as nossas pegadas de carbono é um passo essencial na tomada de medidas para reduzir o nosso impacto negativo sobre o planeta. Algumas formas de reduzir a sua pegada de carbono incluem mudar para iluminação ou aparelhos eficientes em termos energéticos, caminhar ou andar de bicicleta em vez de conduzir, reciclar o que se pode, e adoptar hábitos alimentares mais sustentáveis.

Em última análise, pequenas mudanças ao longo do tempo farão uma grande diferença para nos ajudar a preservar a saúde do nosso planeta para as gerações futuras.

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.