O que é ultracongelação e como ela preserva a qualidade dos alimentos?

O que é ultracongelação e como ela preserva a qualidade dos alimentos?

    A ultracongelação é um processo de conservação de alimentos que tem como objetivo prolongar a vida útil dos alimentos e manter a sua qualidade e sabor originais. É um método bastante utilizado na indústria alimentar para preservar o sabor, textura e nutrientes dos alimentos.

   O funcionamento da ultracongelação baseia-se na redução da temperatura do alimento para uma temperatura muito baixa, geralmente abaixo de -35ºC, em um período de tempo muito curto, de forma a evitar a formação de cristais de gelo no alimento. A ausência desses cristais de gelo é o que garante a qualidade do alimento.

 

 5 Curiosidades sobre a ultracongelação

 

1) A ultracongelação é uma técnica que consiste em congelar rapidamente os alimentos a temperaturas muito baixas, geralmente abaixo de -30°C. Esse processo evita a formação de cristais de gelo, preservando a qualidade e os nutrientes dos alimentos.

    2) Um dos principais benefícios da ultracongelação é a preservação dos nutrientes presentes nos alimentos. Como o processo é muito rápido, a perda de nutrientes é mínima, permitindo que os alimentos ultracongelados mantenham um alto valor nutricional por muito mais tempo do que os alimentos frescos.


    3) Outro benefício da ultracongelação é a praticidade. Os alimentos ultracongelados são muito mais práticos do que os frescos, pois podem ser armazenados por muito mais tempo e preparados com rapidez e facilidade. Além disso, o processo de ultracongelação ajuda a manter a textura e o sabor dos alimentos, permitindo que eles sejam preparados e consumidos como se estivessem acabado de serem colhidos.


    4) A ultracongelação é um processo muito eficaz na preservação de alimentos, mantendo a sua qualidade, textura e sabor original. É um método bastante utilizado na indústria alimentar, permitindo a produção de alimentos nutritivos, práticos e de alta qualidade. Com a crescente demanda por alimentos saudáveis e práticos, a ultracongelação tem sido uma importante aliada na produção de alimentos de qualidade 


    5) A ultracongelação é uma técnica inovadora que oferece inúmeros benefícios para a indústria alimentar e para os consumidores. Além de garantir a preservação dos nutrientes e do sabor dos alimentos, ela é uma grande aliada na luta contra o desperdício alimentar. Ao optar por refeições ultracongeladas, estamos escolhendo uma opção prática, saborosa, saudável e sustentável, pois estamos contribuindo para reduzir o desperdício e preservar o meio ambiente.

     

    Portanto, se ainda não experimentaste refeições ultra congeladas, a Plantz responde a todas as tuas dúvidas,  esta pode ser também  uma boa oportunidade para começar a desfrutar de todos os seus benefícios.

    Voltar para o blogue

    Deixe um comentário

    Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.