O que é flexitarianismo?

O que é flexitarianismo?

O flexitarianismo é um estilo de alimentação que tem ganhado cada vez mais popularidade nos últimos anos. Trata-se de uma abordagem flexível, que permite aos indivíduos desfrutarem de uma dieta baseada principalmente em alimentos vegetais, mas que ocasionalmente inclui produtos de origem animal.


Diferenças entre flexitarianismo, veganismo e vegetarianismo:

Os flexitarianos optam por seguir uma dieta baseada principalmente em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, grãos integrais, leguminosas e nozes. No entanto, eles também permitem a inclusão ocasional de produtos de origem animal, como carne, peixe, ovos e laticínios. A ideia é reduzir o consumo de carne e outros produtos animais, sem eliminá-los completamente da alimentação.

Os veganos não consomem nenhum produto de origem animal, seja na alimentação, vestuário ou em outras áreas do seu dia a dia. Além de excluir carne, peixe e laticínios, eles também evitam ovos, mel e outros ingredientes de origem animal em sua dieta. O veganismo é motivado por questões éticas, ambientais e de saúde.
O vegetarianismo é uma dieta que exclui a carne, mas permite o consumo de produtos de origem animal, como ovos e laticínios. Existem diferentes formas de vegetarianismo, sendo as principais o ovolactovegetarianismo, que inclui ovos e laticínios, e o lactovegetarianismo, que permite apenas laticínios. Assim como o veganismo, o vegetarianismo pode ser motivado por razões éticas, ambientais e de saúde.

Embora o flexitarianismo compartilhe semelhanças com o vegetarianismo e veganismo, ele  destaca-se pela sua flexibilidade. Os flexitarianos têm a liberdade de adaptar a sua alimentação de acordo com suas preferências e necessidades individuais. Essa abordagem é frequentemente adotada por pessoas que desejam reduzir seu impacto ambiental, melhorar a sua saúde ou simplesmente experimentar uma variedade de alimentos.

Uma das principais vantagens do flexitarianismo é a possibilidade de obter os benefícios de uma dieta baseada em vegetais, como a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, enquanto ainda desfruta de alimentos de origem animal de forma consciente. Além disso, essa escolha alimentar pode ajudar a preservar os recursos naturais, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover o bem-estar animal.


Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.