Conheça 5 combinações incríveis de plantas para dar um boost na sua saúde. - PLANTZ | Comida Plant-Based | Refeições prontas ultracongeladas

Conheça 5 combinações incríveis de plantas para dar um boost na sua saúde.

Combinações maravilhosas que só provam como a natureza e o reino vegetal é incrível!

CÚRCUMA E PIMENTA PRETA

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é uma raíz tipo o gengibre, muito consumida moída e conhecida por fazer parte do curry, famoso tempero indiano. Além de dar cor, sabor e cheiro à comida, a cúrcuma tem incríveis propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anticancerígenas e muito mais. Boa parte dessas potentes propriedades se deve ao composto curcumina, que infelizmente é mal absorvido pelo nosso organismo, mas maravilhosamente a piperina, um composto da pimenta preta aumenta em 2000% a biodisponibilidade da curcumina. Portanto, sempre combine as duas! além disso, consumir cúrcuma junto a uma fonte de gordura, possibilita que seja absorvida diretamente pelo sistema linfático, sem ter que passar pelo fígado, aumentando sua absorção!

ABACATE E TOMATE

O licopeno, fitoquímico com propriedades antioxidantes e benéficas contra doenças crônicas, é abundante no tomate e também na melancia e é lipossolúvel, desse modo, consumir tomate junto a fontes de gordura, especialmente insaturadas como o abacate, aumenta sua absorção em 3x. Tomates cozidos fornecem 4x mais licopeno do que tomates crus.

VITAMINA-C E FERRO

A ingestão de vitamina C aumenta a absorção do ferro não-heme, presente nas fontes vegetais. A ingestão de 75mg de vitamina C (1 laranja ou meia goiaba) aumenta de 3x a 4x a absorção do ferro!

ZINCO, ALHO E CEBOLA

Consumir cebola e alho junto com alimentos ricos em zinco, potencializa sua absorção em até 50%.

CEREAL E LEGUMINOSA

Todos alimentos de origem vegetal tem proteína e tem todos aminoácidos essenciais, em diferentes níveis. Os cereais integrais são limitados em lisina e relativamente ricos em metionina, já as leguminosas são limitadas em metionina e relativamente alta lisina, portanto, se complementam lindamente e devem ser consumidos diariamente, mas não necessariamente na mesma refeição e sim em um período de 24h. Alguns destes como a soja (e derivados) e a quinoa, tem altos níveis de todos aminoácidos essenciais. Consuma sempre estes dois grupos alimentares, por todo o pacote de nutrientes!

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.