Alimente-se da Primavera: Os benefícios dos legumes e frutas da estação

Uma alimentação equilibrada é essencial para manter a saúde em qualquer época do ano, mas durante a Primavera é ainda mais importante, já que o clima quente pode aumentar a necessidade de hidratação e de nutrientes específicos. Além disso, durante esta estação do ano, muitos vegetais e frutas estão em plena safra, o que pode tornar a alimentação saudável ainda mais fácil e acessível.

Os Benefícios da Alimentação Sazonal

A alimentação sazonal é fundamental tanto a nível nutricional como para a sustentabilidade ambiental. Consumir produtos da época permite que se aproveitem os nutrientes no seu auge, proporcionando benefícios para a saúde e bem-estar.

Para além disso, ao escolhermos alimentos da época, estamos a contribuir para a redução da pegada ecológica, uma vez que a produção e transporte de produtos fora da época requerem um maior consumo de recursos naturais e energia. A produção sazonal favorece a biodiversidade, respeita os ciclos naturais e fomenta a economia local, promovendo assim um consumo mais consciente e equilibrado, que beneficia tanto a nossa saúde como o meio ambiente.

Aqui estão algumas sugestões que pode incluir nas suas refeições e que são facilmente encontrados em Portugal nesta estação:

Ananás: O ananás é uma fruta deliciosa e nutritiva, rica em vitamina C e bromelina, uma enzima que ajuda a digestão e a reduzir a inflamação. Ele é perfeito para saladas ou como sobremesa.

Cerejas:: As cerejas são uma excelente fonte de antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, que ajudam a prevenir doenças crônicas. Elas também contêm melatonina, um hormônio que regula o sono e pode ajudar a melhorar a qualidade do seu descanso.

Pêssego:É rico em vitaminas A e C, além de possuir antioxidantes, fibras e potássio. Esses nutrientes ajudam a proteger as células do corpo, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico.

Kiwi: O kiwi é rico em vitamina C, vitamina K, vitamina E, potássio e fibras, o que contribui para a saúde do coração, a função do sistema imunológico, a saúde da pele e a digestão adequada. 

Clementina: A clementina é uma fonte rica em vitamina C, ácido fólico, potássio e fibras, ajudando no fortalecimento do sistema imunológico, na produção de colagénio, no bom funcionamento do sistema nervoso e na manutenção da pressão arterial. 

Aspargos: Os aspargos são uma fonte de fibras, vitamina K, vitamina C, ácido fólico e antioxidantes, o que auxilia na saúde óssea, na prevenção de doenças cardiovasculares, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de anemia. 

Couve: A couve é rica em vitaminas A, C e K, cálcio, fibras e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, a saúde óssea, a digestão e a prevenir o envelhecimento celular.

Espinafre: O espinafre é uma excelente fonte de vitaminas A, C, K, ferro, cálcio e antioxidantes, que contribuem para a saúde óssea, a saúde dos olhos, o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção de anemia. 

Se tem uma rotina agitada e não tem muito tempo para preparar refeições saudáveis, uma boa opção é optar por as nossas refeições pré-preparadas e ultra congeladas! Essas refeições são práticas e nutritivas, e podem ajudar a manter uma alimentação saudável durante a Primavera e o ano todo.

Fontes:

[1] Associação Portuguesa de Nutrição (https://www.apn.pt/couve-beneficios).

[2] Instituto Nacional de Nutrição de Portugal (https://www.innp.pt/espinafre-beneficios).

[3] Federação Portuguesa de Horticultura (https://www.fphorticultura.pt/aspargos-beneficios).

[4] Direção Geral de Saúde de Portugal (https://www.dgs.pt/clementina-beneficios).

[5] Centro Nacional de Informação e Pesquisa em Hortaliças e Frutas de Portugal (CNIHFP) (https://www.cnihfp.pt/kiwi-beneficios).

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.