Provavelmente já te cruzaste com tofu se estás a tentar reduzir o consumo de carne, ou se simplesmente queres explorar mais a cozinha natural. Mas a novidade no mundo das alternativas vegetais é o seitan, que está a ser usado em todo o lado, desde restaurantes até às tuas receitas veganas favoritas.
O que é o seitan?
Seitan é uma alternativa vegana à carne feita de glúten hidratado, que é a principal proteína encontrada no trigo. O seitan é feito amassando farinha de trigo com água para desenvolver tiras pegajosas de proteína de glúten. A massa é depois lavada para retirar o amido. O que sobra é pura proteína de glúten, que pode ser temperada, cozinhada e usada em pratos veganos ou vegetarianos como um substituto saboroso para a carne.
Será que o seitan é saudável?
Embora seja verdade que consiste quase inteiramente de glúten de trigo, ainda é um alimento nutritivo, rico em proteínas e minerais, e baixo em hidratos de carbono e gorduras.
O seitan também é baixo em hidratos de carbono, pois todo o amido geralmente encontrado na farinha de trigo é retirado durante o processo de fabrico. Uma porção contém apenas quatro gramas de hidratos de carbono.
Como os grãos de trigo são praticamente isentos de gordura, o seitan também contém muito pouca gordura. Na verdade, uma porção contém apenas 0,5 gramas de gordura.
Como começar a comer seitan ?
Uma das maneira de introduzir o Seitan a su alimentação e conseguir perceber se aprecia, é comprando refeições pré-preparadas que ja utilizem o seitan como fonte de proteína. Podemos aqui destacar o Chili de 2 feijões com seitan da Plantz, alto teor de proteína, preço acessível e entrega em casa.